Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DO 9º ANO - II UNIDADE - 2015.



 ASSUNTO: QUÍMICA ORGÂNICA

     Os hidrocarbonetos são estruturas químicas que possuem exclusivamente CARBONO E HIDROGÊNIO.
     

O eteno é um hidrocarboneto

     Veja a molécula da glicose.


D-glucose-chain-3D-balls.png

     Ela apresenta 6 carbonos, 12 hidrogênios e 6 oxigênios. Portanto sua fórmula molecular é: C6H12O6.

     O papel tornassol é um reagente químico que muda de cor quando confrontado com ácidos. Dessa forma, quando colocamos um ácido em um papel tornassol azul, ele muda de cor e fica róseo.

     Determinados aterros sanitários produzem hidrocarbonetos, que podem ser utilizados como combustível. Estou falando do gás metano, que é produzido pela atividade fermentativa de determinados microrganismos que ficam nos estratos inferiores do aterro sanitário.
    
ASSUNTO: QUÍMICA INORGÂNICA

     O papel tornassol é um reagente químico que muda de cor quando confrontado com ácidos. Dessa forma, quando colocamos um ácido em um papel tornassol azul, ele muda de cor e fica róseo.
     Indicadores de ácido-base são substâncias que mudam de cor quando em contato com ácidos ou bases.
    
     Alguns refrigerantes podem ser usados para desentupir pias. Isso porque os refrigerantes têm caráter ácido, que muitas vezes causa corrosão ou reação química com os detritos que causam entupimento.

     Sabe-se que a chuva ácida é formada pela dissolução, na água da chuva, de óxidos presentes na atmosfera. Entre os pares de óxidos relacionados podemos citar o DIÓXIDO DE NITROGÊNIO (NO2) e o ÁCIDO SULFÚRICO (SO3).

     O gás carbônico é considerado o principal causador do efeito estufa. Esse é o principal problema causado por esse gás para o meio ambiente.

      Entenda quais são os problemas causados pelos óxidos citados abaixo para a saúde ou para o meio ambiente.

MONÓXIDO DE CARBONO – é a queima incompleta do dióxido de carbono (CO2), pode causar asfixia, enfisema pulmonar e levar à morte.
DIÓXIDO DE CARBONO – também é tóxico para os animais e em grande quantidade pode causar a elevação da temperatura do Planeta terra.
DIÓXIDO DE NITROGÊNIO – irrita os pulmões e diminui a resistência às infecções respiratórias.
DIÓXIDO DE ENXOFRE – quando em contato com a chuva se transforma em um acido muito poderoso dando origem a chuva acida.

     Determinados aterros sanitários podem produzir hidrocarbonetos capazes de ser utilizados como combustíveis. Esses hidrocarbonetos são conhecidos como GÁS METANO ou BIOGÁS.

     O excessivo uso da musculatura pode produzir acido lático nas fibras musculares. No corpo humano, o ácido lático é obtido através de um esforço muscular muito grande (câimbra). Na indústria pode ser usado para produzir os derivados do leite.

     O ácido acético presente no vinagre é um OXIÁCIDO porque apresenta o grupo carboxílico COOH. 
Vejas as dicas:

ÁCIDO - Substância que, ao ser dissolvida em água, sofre dissociação iônica e apresenta como único íon positivo o cátion (H+).
BASE - Substância que, ao ser dissolvida em água, sofre dissociação iônica e apresenta como único íon negativo o ânion hidroxila (OH-).
SAL - Sustância que, ao ser dissolvida em água, apresenta pelo menos um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
ÓXIDO - Substância que possui apenas dois elementos, sendo um deles o oxigênio, que deve ser o mais eletronegativo.

     Os ácidos têm sabor azedo. Exemplo o limão, vinagre e outros. Já as bases apresentam sabor adstringente.

     Em laboratório há inúmeras substâncias que ingeridas ou inaladas podem causar intoxicações ou lesões graves. Por isso não podemos cheirar, passar na pele ou beber nenhuma substância em um laboratório.

     O hidróxido de sódio é uma base, pois apresenta o radical negativo hidroxila OH-. Sua fórmula molecular é NaOH.

     Nosso organismo é uma máquina perfeita. O estômago produz uma substância muito ácida conhecida como suco gástrico. Essa enzima é composta por ÁCIDO CLORÍDRICO (HCl).

     E qual a diferença entre a FISSÃO e FUSÃO NUCLEAR?

- Na fusão nuclear, átomos de hidrogênio se fundem gerando átomos de hélio. Na fissão, átomos de urânio se fragmentam em rápida reação em cadeia.

     A RADIATIVIDADE é a emissão natural de partículas e radiações por um núcleo atômico.




Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões