Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

sábado, 28 de novembro de 2015

RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS - 7º ANO - 2015


     Em certas áreas do NE brasileiro é cultivado um tipo de cacto que produz frutos conhecidos por figos-da-india.  Durante muito tempo, esse cacto foi bastante atacado por cochonilhas, pequenos insetos que se proliferam rapidamente nas áreas de plantio. Para controlar a população de cochonilhas, foi introduzido na área em questão, populações de coleópteros (joaninhas), garantindo uma plantação sadia, sem provocar danos à saúde do gado e do homem. Com relação ao papel dos organismos citados no texto, pode-se afirmar que A COCHONILHA É PREDADA PELA JOANINHA.

     Vamos lembrar alguns tipos de relações ecológicas.

MUTUALISMO: Relação ecológica onde a convivência é obrigatória. Ex: Protozoários vivendo no intestino de cupins e auxiliando-os na digestão.

PROTOCOOPERAÇÃO: Relação ecológica onde a convivência não é obrigatória. Ex: Peixe-palhaço vivendo dentro das rêmoras.

SOCIEDADES: Relação ecológica entre indivíduos de mesma espécie vivendo juntos estabelecendo divisão de trabalho entre si. Ex: Abelhas, formigas, cupins e outros.

COMENSALISMO: Relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes onde um se beneficia sem prejudicar o outro. Ex: Rêmoras se alimentando dos restos de comida de tubarões.

PARASITISMO: Relação ecológica onde há prejuízo para um indivíduo. Ex: Cipós-chumbo retirando seiva de suas plantas hospedeiras.

     Veja as associações das informações que se seguem.

1.       Sobre os troncos das árvores encontramos um  grande número  e variedades de samambaias (as samambaias são plantas EPÍFITAS).

2.       O chão da mata recebe pouca luz e é coberto de folhas que apodrecem pela ação de microorganismos, formando húmos abundante (o húmos é produzido pelos seres DECOMPOSITORES ).

3.       Entre os animais terrícolas são comuns os cachorros-do-mato e grande diversidade de lagartos que se alimentam de animais menores (os cachorros-do-mato são os PREDADORES ).

4.       A erva-de-passarinho com seus haustórios penetra nos tecidos lenhosos das plantas-suporte, retirando sua seiva bruta (a erva-de-passarinho é uma planta PARASITA).

     No mutualismo a coexistência é obrigatória entre os associados e a vida em separado é difícil ou impossível, podendo levá-los à morte. As ilustrações abaixo representam uma associação chamada mutualismo.

       O tamanho de qualquer população é um balanço momentâneo entre ganhos e perdas de indivíduos.
     A IMIGRAÇÃO E OS NASCIMENTOS DE ESPÉCIES são os fatores responsáveis pelos ganhos de indivíduos em um ecossistema. Já a EMIGRAÇÃO E AS MORTES DE ESPÉCIES são os fatores responsáveis pela perda de indivíduos em um ecossistema.

     Em certos afluentes do Rio São Francisco, o número de piranhas aumentou muito. Isso causou transtornos aos criadores de gado que precisam passar com as boiadas para o outro lado do rio. Nessas regiões era muito freqüente a caça de jacarés. Daí o aumento do número da população de piranhas está relacionado diretamente com a caça de jacarés já que o jacaré é o predador da piranha. Diminuindo a quantidade de jacarés, aumentou o número de piranhas.

     Um vegetal, o cipó-chumbo de cor amarelada, se desenvolve sobre outras plantas.

     A relação entre eles é chamada de PARASITISMO, porque o cipó-chumbo é o parasita. A diferença entre cipó-chumbo e uma bromélia em relação a outros organismos é que o cipó-chumbo é um PARASITA e a bromélia é uma EPÍFITA.

     Certas plantas, como as leguminosas (amendoim, feijão, soja), têm carocinhos em suas raízes com milhares de bactérias. Estas transformam o nitrogênio do ar em sais de nitrogênio.

     OS DOIS organismos levam vantagem nessa relação porque a planta, sendo um ser autótrofo, produz o alimento para a bactéria e a bactéria transforma o nitrogênio em sais de nitrogênio para que a planta absorva através de suas raízes.

     Os dois NÃO PODEM VIVER SEPARADOS pois se a bactéria não estiver nas raízes a planta não consegue absorver o nitrogênio e, sem a planta a bactéria não consegue se alimentar. Essa relação ecológica chama-se MUTUALISMO onde a convivência em separado em impossível.

     Uma ave retira sanguessugas que ficam em torno dos dentes do jacaré sugando-lhe o sangue. O jacaré permite que a ave fique na sua boca realizando o “trabalho”. A relação entre a ave e a sanguessuga chama-se PREDATISMO.

     Existem pássaros que vivem comendo restos de alimentos que o crocodilo possui entre os dentes. Fazem isso quando o grande réptil abre a boca depois de uma refeição.  COMENSALISMO é o nome dessa relação ecológica porque os dois se beneficiam sem prejudicar o outro. 

   

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões