Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS - 8º ANO -IV UNIDADE 2015


     Sobre evolução.

     Os fosseis são considerados uma evidência da evolução porque se os seres não evoluíssem, deveriam ser encontrados debaixo da terra restos de ossos de seres idênticos aos atuais. Mas não é isso o que acontece. Os fosseis encontrados são diferentes dos seres atuais, o que prova que ocorreram modificações.

     A idade dos fosseis é calculado através de um composto químico conhecido como carbono 14 (C14).

      Você sabe o conceito de ADAPTAÇÃO? Então aprenda: adaptação é toda característica que permite que um ser permaneça vivo e se reproduza em determinado ambiente.

     SELEÇÃO NATURAL E ARTIFICIAL,sabe a diferença?

     A seleção natural é feita pelo ambiente e a artificial é criada pelo ser humano.

     Quando Charles Darwin chegou às Ilhas Galápagos, observou pássaros da mesma espécie mas com bicos diferentes. Após algumas observações chegou à conclusão de que em cada uma das ilhas havia um tipo de alimento em maior quantidade e pássaros com um tipo de bico adaptado a essa alimentação.

     No filme “Viagem ao Centro da Terra” apareceram juntos um homem e um dinossauro. Do ponto de vista cientifico isso jamais iria ocorrer porque os dinossauros foram extintos no período Cretáceo da Era Mesozoica e os primatas semelhantes aos humanos surgiram no período Terciário da Era Cenozoica.   

     Cientistas fizeram um experimento com um camundongo e uma água-viva. Eles colocaram no camundongo o gene da água-viva que fez com que ele brilhasse no escuro por causa da bioluminescência. Esse organismo recebeu o nome de TRANSGÊNICO.
     A ovelha Dolly, segundo os cientistas, não é uma cópia idêntica da ovelha que cedeu o núcleo para a clonagem por que foi formada pela interação entre do DNA de uma ovelha doadora e outra que apresentava um DNA mitocondrial próprio.

       As células-tronco são úteis para a medicina porque como são indiferenciadas, elas podem ser implantadas em algum órgão humano para a regeneração de seus tecidos.

     O inglês Charles Darwin ( 1089 – 1882 ) e o francês Jean-Baptiste Lamarck (1744 – 1829 ), foram os dois maiores evolucionistas, responsáveis pelo estudo dos mecanismos da evolução.

     Devido aos seus estudos e pesquisas sobre a evolução das espécies, Charles Darwin ficou conhecido como o “PAI DA EVOLUÇÃO”.
     Sabemos hoje que a maior dúvida de Darwin, a causa das variações entre os indivíduos de um mesmo grupo, é explicada por dois fatores evolutivos, ou seja, mutação gênica e recombinação gênica.

          As duas únicas usinas atômicas do Brasil se encontram no Rio de Janeiro, são Angra I e II. No entanto, a energia atômica pode, num mesmo lugar, ajudar e também prejudicar a humanidade.

     Ela pode ajudar quando usada pacificamente gerando energia elétrica em uma cidade, como é o caso da cidade de Agra dos Reis, no Rio de Janeiro. Mas pode ser prejudicial para o meio ambiente porque seus resíduos atômicos ficam ativos por vários anos e não se pode jogá-los fora, pois pode causar até câncer.

     Lixo, resíduos e detritos em excesso lançados, sem controle, em certo rio provocam sua poluição, tornando-o impróprio para a vida. Em última análise, os dois processos biológicos que ficaram alterados nesse rio, impedindo a sobrevivência dos organismos são a FOTOSSÍNTESE E A RESPIRAÇÃO.

     Um ecossistema é formado pelo conjunto dos fatores bióticos e abióticos.

     Os bióticos são representados pelos seres vivos. Ex. bactérias, fungos, animais, vegetais e outros. Já os abióticos correspondem aos fatores físicos e químicos, também conhecidos como não vivos. Ex. ar, solo, radiação solar, água e outros.  

     Dentre as várias formas de interferência do homem moderno no ambiente natural, podem ser citados o efeito estufa e a destruição na camada de ozônio.

     O efeito estufa é provocado pelo aumento de CO2 na atmosfera e as consequências previsíveis advindas desse fenômeno para a humanidade é a elevação da temperatura no nosso planeta.

     Uma empresa desmatou uma área do nosso estado para transformá-la em campos de pastagem e agricultura.

     O solo da região desmatada pode, em pouco tempo, tornar-se estéril e, portanto, inútil para a própria empresa porque ele vai perdendo os nutrientes que não são repostos naturalmente.

     Após o desmatamento pode haver grande surto de casos de raiva ou hidrofobia entre os habitantes de uma cidade vizinha, porque com a destruição da mata foram eliminados os predadores dos animais que podem transmitir a raiva e com isso eles se multiplicaram.

Dicas:
- Um processo por meio do qual há liberação de energia é a RESPIRAÇÃO.
- A fonte de hidrogênio utilizada pelas plantas para a fotossíntese é a ÁGUA.
     A clonagem pode ser útil para a conservação da biodiversidade porque é uma possibilidade de manter um banco de genes visando impedir o desaparecimento de alguma espécie.
     Nos últimos dez anos, mais de 8 mil bebês de proveta nasceram em nosso país. Bebê de proveta é o nome dado ao embrião proveniente de uma fertilização in vitro, ou seja, aquele em que a fecundação ocorreu de forma artificial com assistência médica em laboratório.
     Em muitas fábricas de automóveis no Brasil utilizam-se mão de obra exclusiva com robôs. Uma vantagem é que os robôs podem trabalhar muito mais. Uma desvantagem é que esse robô está ocupando o lugar de um trabalhador que precisa de trabalho para se sustentar.
     Inteligência artificial é um sistema computadorizado que, uma vez alimentado com dados, poderia processá-los e resolver problemas tomando decisões.
    




    

Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões