Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 29 de novembro de 2015

RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS - 8º ANO - 2015


     “Certa época houve um surto de catapora em uma determinada cidade do Brasil”. Quando certo número de casos de uma doença aparece repentinamente numa população, é considerado um SURTO. Nesses casos é comum as entidades (a prefeitura, o governo do estado ou até as escolas), pedirem aos pais para tomarem as devidas providências para que a doença não se espalhe cada vez mais.

     Os seres humanos têm papel fundamental na degradação ambiental, pois utilizam os recursos naturais de maneira inconsciente, degradando, poluindo e alterando a biosfera.

     Mas é possível haver desenvolvimento econômico sem degradar o ambiente. Chama-se DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. É com base na sustentabilidade ambiental, econômica e sociopolítica que podemos conciliar o desenvolvimento da atual geração sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades.

     Os recursos naturais são os materiais e seres produzidos pela natureza. Ex: A luz do Sol, o oxigênio e outros. Já os recursos naturais não renováveis são aqueles que não podem ser repostos. Ex: A água, o petróleo e outros.

     Certo solo de regiões desmatadas pode em pouco tempo, tornar-se estéril e, portanto inútil para a própria empresa. Isso acontece porque o solo vai perdendo os nutrientes que não são repostos naturalmente em regiões desmatadas.

     É comum, após o desmatamento haver surtos de raiva ou hidrofobia entre os habitantes da cidade vizinha à região desmatada. Isso acontece porque com a destruição da mata foram eliminados os predadores dos animais que podem transmitir a raiva e com isso eles se multiplicaram.

     E o que é BIOÉTICA, você saberia explicar? Pois bem, bioéticas são normas éticas aplicadas no campo das ciências biológicas e nas ciências médicas.

Veja as dicas.

·         CIDADE – é o mesmo que área urbana.
·         ESGOTOS – canais que recolhem dejetos nas cidades.
·         EPIDEMIA – surto de doenças numa população.
·         POPULAÇÃO – grupo de indivíduos que ocupa certa área.
·         RECICLAGEM – reaproveitamento de materiais.


Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões