Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 15 de novembro de 2015

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS - 9º ANO - IV UNIDADE - 2015


     Num lago poluído por produtos clorados (DDT, por exemplo) o grupo da cadeia trófica que deverá apresentar maior concentração do produto é o das aves piscívoras.

Veja as dicas.
Misturas de gases e partículas sólidas e líquidas -  FUMAÇA.
 Um dos metais pesados que contaminam o ar e a água – MERCÚRIO.
 Partícula fina que nos pulmões causa asbestose – AMIANTO.
 Distúrbio orgânico produzido por material tóxico – INTOXICAÇÃO.

     As condições de temperatura na Terra e na Lua são tão diferentes, mesmo quando ambas recebem a mesma quantidade de energia solar. A diferença principal se deve à presença de atmosfera na Terra, o que não acontece na Lua.

     O efeito estufa, responsável pela manutenção da vida, mantendo a temperatura média da Terra, deve-se à presença de gases capazes de reter parte da radiação infravermelha gerada na superfície da Terra não permitindo que ela seja emitida para o espaço.

     O gás carbônico é o gás que mais contribui com o efeito estufa.

     Se uma pessoa quiser se comunicar com os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, deverá ser por aparelhos que sejam capazes de emitir e receber ondas eletromagnéticas (ondas de rádio), pois elas conseguem se propagar no espaço. 

    Em alguns países, como na ex-União Soviética, a tecnologia não contribuiu para o desenvolvimento econômico porque só fabricavam armamentos, sobrando poucos recursos para o desenvolvimento do país.
     Você já ouviu falar em BALÍSTICA? A balística trata do estudo do movimento de corpos arremessados no ar, principalmente projeteis impulsionados por explosivos, com movimentos parabólicos.
     A semelhança entre a absorção de herbicidas nocivos, como o napalm, pelo nosso organismo e a incidência de radiação por elementos como urânio, plutônio e outros, é que os herbicidas e substâncias radiativas têm efeito cumulativo.
     São nas células germinativas (gônadas) que formam os gametas onde atuam as radiações, para que nossos descendentes apresentem deformações ou outros problemas.
     As usinas nucleares utilizam fissão nuclear, cuja velocidade da reação em cadeia é controlada.
     Certos laboratórios de segurança máxima armazenam culturas de microrganismos patogênicos, inclusive de doenças extremamente perigosas para a humanidade, ou até de moléstias erradicadas, como a varíola, por exemplo. Fazem isso para fabricação de vacinas ou soros, caso necessário.
      Esses agentes biológicos formam usados largamente nas guerras. Observe e entenda seus efeitos mortais. 
Agente laranja - Desfolhante cancerígeno para o ser humano e não biodegradável.
Curare - Veneno paralisante usado por indígenas sul-americanos para besuntar flechas durante as caçadas.
Cloro - Gás que provoca irritação nas vias respiratórias, libera líquido nos pulmões e mata por afogamento.
Atraz - Doença bacteriana chamada carbúnculo e eventualmente usada pelo bioterrorismo.
     NAPALM é nome do agente desfolhante incendiário, não biodegradável, usado em larga escala na Guerra do Vietnã.

      Dentro de um pistão de um motor de combustão ocorrem transformações com a mistura de combustível (energia química), tal reação produz energia térmica, o qual aciona o automóvel (energia mecânica).
     A gasolina, que é a energia química, é transformada em energia térmica (combustão/calor). Já essa energia térmica é convertida em energia mecânica, ou seja, o que movimenta os pistões e faz o veiculo se movimentar.
     As palavras sublinhadas se referem as transformações de energia que ocorrem em um motor a explosão, como o de um carro, por exemplo.

     O problema das primeiras locomotivas a vapor em relação ao combustível, é que elas consumiam muito e só uma parte do calor gerado era convertida em energia.
      Um carro elétrico com células a combustível de hidrogênio será um aliado no combate ao efeito estufa porque o carro elétrico emite apenas vapor de água. Já os carros convencionais movidos a gasolina diesel e álcool liberam CO2, que é o principal responsável pelo efeito estufa.
     Alem do navio, outro transporte marítimo que vem sofrendo melhorias é o submarino.
     Os foguetes da missão americana Apollo apresentavam um estágio ou módulo de combustível muito maior quando partiam da Terra do que quando partiam da Lua, porque a força gravitacional da Terra é muito maior, consequentemente o foguete necessita de mais combustível para ter impulso suficiente para sair do campo gravitacional da Terra. 

    











2 comentários:

Unknown disse...

Me ajudou muito, obrigadaaaa🖤❤

Unknown disse...

Me ajudou muito em minha atividade, obrigadaaaa��❤

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões