Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 29 de novembro de 2015

RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS - 9º ANO - 2015


     Conheça os meios de telecomunicações que apresentam fluxo de comunicação que se difundem por FIBRAS ÓPTICAS (TELEFONIA FIXA), CABOS ELÉTRICOS (INTERNET) e por ONDAS ELETROMAGNÉTICAS (RÁDIO).

     Entre 1975 1985, as trutas foram desaparecendo dos lagos da Noruega e em muitas regiões do Sul da Escandinávia, dobrou o número de lagos sem peixes. Um pouco mais tarde, o mesmo fenômeno foi observado na Canadá, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Constatou-se que a mortandade, principalmente de salmões e trutas, ocorria depois de grandes chuvas. Isso aconteceu por causa de um fenômeno denominado chuva ácida, que tem aumentado em razão da crescente poluição do meio ambiente.

     Os processos respiratórios dos seres vivos e a decomposição dos vegetais, são as principais fontes naturais de CO2 do planeta.

     O motor de explosão é o tipo de motor apresentado pelos automóveis que circulam atualmente.

     O local onde o ar e o combustível se misturam e ocorre a explosão no motor do automóvel são nos cilindros.

     Aprenda com as dicas.
·         DEGRADAÇÃO – deterioração das condições ambientais.
·         RADIOTERAPIA – tratamento médico por meio de radiação.
·         CONTAMINAÇÃO – ato ou efeito de contaminar.
·         BIODEGRADÁVEL – propriedade pela qual um material é decomposto pela ação de seres vivos.
·         CLOROFLUOR-CARBONETOS – gases inertes artificialmente.

          “assim, ao marcar os números no teclado, formam-se sinais elétricos que estimulam um pequeno aparelho que emite laser dentro de fibras ópticas. Estas conduzem a luz a outro sensor que a transforma em sinais elétricos, que são convertidos em ondas sonoras pelo alto-falante do telefone da pessoa que está do outro lado da linha”.
     Esse texto narra as transformações de energia. São elas: Energia mecânica em energia elétrica. Energia luminosa em energia elétrica pelos sensores. No alto-falante, a energia elétrica é convertida em energia sonora.

     O laser, sigla de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, em português “Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação”, também envolve produção de radiações eletromagnéticas.  Um tipo de canhão a laser é formado por um bastão de vidro ou rubi cercado por um tubo luminoso que mantém no seu interior certos gases nobres, isto é, hélio, xenônio e criptônio.

     São exemplos de biocombustíveis: Bioetanol, biogás, biodiesel.

     Após 11 de setembro de 2001, quando quatro aviões comerciais foram sequestrados e três atingiram edificações norte-americanas, no maior ataque já ocorrido nos Estados Unidos, iniciou-se uma onda de atentados e de ameaças, dessa vez utilizando um ser vivo para atacar ou provocar a morte de outras pessoas, ou seja, uma arma biológica. Sabe-se hoje que os terroristas usaram esporos da bactéria causadora do antraz (ou carbúnculo).









Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões