Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!

domingo, 8 de novembro de 2015

REVISÃO PARA A PROVA DE CIÊNCIAS DO 7º ANO - IV UNIDADE - 2015


Vamos estudar as relações ecológicas.

     O nome do esqueleto dos artrópodes chama-se exoesqueleto, que é composto de uma proteína chamada quitina.

     Esse tipo de esqueleto não é uma característica exclusiva dos insetos, porque outros indivíduos dos artrópodes como os crustáceos e os aracnídeos também apresentam esse tipo de estrutura.

      Uma vantagem adaptativa decorrente da presença desse tipo de esqueleto é que ele é rígido e confere proteção aos artrópodes. A desvantagem é que ele dificulta o crescimento do animal.

     Veja as dicas.

- Todos os lugares onde há vida no planeta – BIOSFERA.

- Água que não faz espuma com o sabão – SALOBRA.

- Árvores de grande porte, muito comuns na taiga - PINHEIROS.

- Maior floresta tropical do mundo -  AMAZÔNICA.

     Um vegetal, o cipó-chumbo de cor amarelada, se desenvolve sobre outras plantas. O cipó-chumbo é um parasita.
    
     A relação entre o cipó-chumbo e uma bromélia em ralação a outros organismos, a relação entre eles é que a bromélia é uma epífita e o cipó-chumbo é um parasita.

     Certas plantas, como as leguminosas (amendoim, soja, feijão), têm nódulos em suas raízes com milhares de bactérias, que transformam o nitrogênio do ar em sais de nitrogênio. Os dois organismos levam vantagem porque trata-se de uma relação ecológica denominada mutualismo, dessa forma a vida separados é difícil ou impossível para ambos.

     O anu é uma ave dos campos, que gosta de pousar sobre o gado para lhe catar os carrapatos.

     A relação ecológica existente entre o carrapato e o boi é o PARASITISMO.
     A relação ecológica existente entre o gado e o anu é a COMENSALISMO.
     A relação ecológica existente entre o anu e o carrapato PREDATISMO.
     A relação ecológica existente entre o cão com carrapatos é o PARASITISMO.
     A relação ecológica existente entre a  serpente engolindo um sapo é o PREDATISMO.
     A relação ecológica existente entre a  bromélia sobre uma árvore é o EPIFITÍSMO.

     Em certos locais do Pantanal, há um tipo de garça que come os restos de alimentos que ficam entre os dentes dos jacarés que abrem a boca e ficam esperando o final da “limpeza”. Essa é a relação ecológica conhecida como COMENSALISMO.

     PARASITISMO é o nome da relação ecológica onde um animal vive à custa de outro, se possível sem matá-lo. É uma relação diferente do predatismo, pois, enquanto o predador precisa procurar presas e matá-las, ao parasita normalmente basta achar um hospedeiro e nele ficar, se possível, para sempre, sem necessidade de matá-lo.

     Para evitar o envenenamento do ambiente com pesticidas ou agrotóxicos, cujos resíduos podem passar para os alimentos, ou evitar o prejuízo de milhões de reais com o ataque de parasitas à lavoura, podemos combater e eliminar uma espécie nociva lançando mão de outra espécie predadora, parasita ou competidora em relação à outra. A esse tipo de manejo ecológico dá-se o nome de CONTROLE BIOLÓGICO.

     Um aluno do Instituto Ivone Vanderley, viajando pelo estado do Ceará em época de seca, descreveu a vegetação como sendo constituída por árvores baixas e arbustos com poucas folhas em decorrência da seca, além de muitas cactáceas. A vegetação refere-se à vegetação DA CAATINGA.

     No mapa abaixo, observamos paisagens brasileiras representadas pelos números.



Mapa+de+Biomas+Brasileiros.png (716×729)
     Não esqueça:  A base das cadeias alimentares é formada pelos organismos produtores,seres autótrofos, fotossintetizantes, muito abundantes na Terra.

          O ecossistema é formado pelo conjunto das diversas comunidades + fatores abióticos.

     A biosfera é dividida em três biociclos: o terrestre, o marinho e o das águas continentais. Mas o biociclo que apresenta a maior diversidade de biomas,é o TERRESTRE.

     Em certos afluentes do rio São Francisco, o número de piranhas, peixes carnívoros vorazes, aumentou muito. Isso causou transtornos aos criadores de gado que precisam atravessar os rios com as boiadas. Nessas regiões era muito frequente a caça de jacarés. A população de piranhas só aumentou quando a população de jacarés diminuiu, por causa da caça frequente que ocorria na região. Como os jacarés predavam as piranhas, quando a população deles se reduziu, a delas aumentou excessivamente.

      O cerrado brasileiro, a savana africana e um campo australiano são ecossistemas equivalentes. Em termos de obtenção de alimentos, a posição que ocupam um veado no cerrado, uma zebra na savana e um canguru num campo nas suas respectivas cadeias alimentares É A DE CONSUMIDORES PRIMÁRIOS.

     Os cactos, também conhecidos como plantas xerófitas, são comuns nas regiões desérticas. Entre suas adaptações podemos citar duas: 1. Apresentam caules espessados para armazenar água;  2. Folhas transformadas em espinhos para evitar o excesso de transpiração.

     Os peixes-piloto nadam na frente ou ao lado dos tubarões e aproveitam suas sobras de alimentos. Comensalismo é nome dessa relação entre esses animais.

    


Nenhum comentário:

Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?

terremoto

Confira os posts sobre o assunto! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!
krakatoa.jpg

Vulcões e terremotos

Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica

Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!

Escala Richter

Escala Richter

Vídeo sobre terremotos e vulcões